Nesse tempo de baixa umidade relativa do ar e grandes incêndios acontecendo por todo lado, o corpo logo sente os efeitos da seca e da poeira. Reações comuns do corpo são o ressecamento e sangramento das narinas, o que pode provocar grandes incômodos para a respiração. Neste tempo também são favorecidas doenças respiratórias e alergias, uma vez que a desidratação afeta o nosso sistema imunológico.
As narinas e a cavidade nasal precisam de cuidados especiais pois são a entrada do ar no corpo, tendo a função de limpeza, umidificação e aquecimento do ar que respiramos. Para evitar ou amenizar os efeitos da seca, além da ingestão de água que é fundamental, é preciso manter as narinas limpas e hidratadas.
A higienização nasal remove as placas de bactérias que se alojam na cavidade nasal e combate os efeitos nocivos da poluição do ar. Ao respirar melhor, promovemos uma melhor oxigenação cerebral, aumentando nossa lucidez, capacidade de concentração e memória.Fonte: http://estetichouse.com.br/index.php?archive=&id=1237204408&start_from=&subaction=showfull&ucat=15
- Lavagem simples: pode-se fazer mais de uma lavagem diária das narinas utilizando soro fisiológico caseiro ou aquele vendido em farmácias.
- Inalar hidratantes: existem em farmácias ampolas de soro fisiológico na dosagem adequada para o uso nas narinas e outros produtos semelhantes ao soro, como soro-gel e um produto feito com água do mar.
- Usar a técnica da Jala Neti:
Ilustração: Gustavo Peres Fonte: http://yogajournal.terra.com.br/show_yoga.php?id=1016 Jala Neti é uma técnica do Yoga usada para limpar as narinas através da condução de água pela cavidade nasal (usa-se uma espécie de bule com água e sal). Essa limpeza estimula os olhos e melhora a visão. Este método pode parecer incômodo, mas essa impressão se desfaz após a primeira tentativa, pois sua excecução é muito simples.
Fonte: http://www.arunayoga.com.br/?artigo/mostrar/33
Nenhum comentário:
Postar um comentário