25 setembro 2011

Manoel de Barros

...que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc.
Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós. 





imagem da internet

Encomenda - nós recomendamos!

Olá a todos,

Estamos em processo de criação. Envolvidas na produção de velas em formato de tulipas de chop. Pedido de encomenda para festa de aniversário. O resultado final deste trabalho surpreendeu. Mais bonitas que a vela piloto, as peças da encomenda trouxeram realização... a transformação da matéria-prima em produto de uma idéia sempre encanta. Estamos também experimentando criar com outros tipos de materiais e esse trabalho experimental tem permitido que nossa criatividade se materialize em peças super gracinha, cheias de delicadeza e sinceridade.

Agradecemos a visita de todos e o apoio dos amigos queridos, que acreditam na simplicidade do nosso trabalho e inspiram nosso caminho, enchendo nosso peito de amizade e luz.

O objetivo maior deste blog é compreender a beleza da verdade, o exercício da paciência, a possibilidade de transformação, a capacidade de correção, o valor do momento criativo, a profundidade da arte e a força do compromisso.

Ansiamos para que todas as vidas que nos visitam aqui sejam enriquecidas pela dose certa de coragem para modificar TUDO aquilo que necessita de renovação, transmutação. Viver a vida de verdade se faz necessário e urgente. Todos os dias nós daqui, procuramos não esquecer que os pés precisam estar alinhados com o pensamento e coração, para seguir em harmonia.





Wu-wei - ausência da atividade premeditada

"Intimamente ligada à Doutrina do Meio está a noção de wu-wei, da não-interferência. Trata-se da ação sem esforço, na qual nada impede o fluxo natural, nada excede a necessidade. É a ausência da atividade premeditada; é a resposta instintiva e intuitiva ao momento presente, à situação imediata. Qualquer ação que surge da automotivação projeta sua própria força, que deve ser realizada no presente e no futuro. Vencer essa situação no mundo fenomenológico significa alcançar wu-wei, a ação inativa. Uma vez silenciada a mente inquieta, a sabedoria aflora naturalmente à superfície".








Produzindo

Imagens do processo de produção.

Durante a semana que se inicia, iremos escrever um post sobre o  ' step by step', para que vocês produzirem suas próprias velas em casa!

Por hora, seguem as fotos

;-)


















Abacateiro

Família – Lauráceas.

Resumo descritivo - Arvore grande de casca grossa e ramagem abundante. Folhas verdes, oblongas e alternadas. O fruto tem forma de uma pêra verde; e produz uma polpa amarelada, gordurosa. Cultivada para produção de frutos.

Alternativa de uso – Seu fruto, o abacate, é especialmente nutritivo por suas excelentes propriedades.


- As folhas e brotos são usados para combater afecções dos rins e bexiga, disenteria, gases intestinais, dores de cabeça. Também é excitante da vesícula biliar, carminativo, emenagogo; atua contra a uremia e a bronquite.


- O caroço serve como tônico capilar e contra a enterocolite.


- As sementes secas são empregadas no combate à tênia – solitária, e outros vermes intestinais. * - o uso destas deve ser cuidadoso, pode ser tóxica.


- Abscessos e panarícios – fazer cataplasma com o caroço ainda fresco amolecido ao leite, para aplicar no local. 


- Dores de cabeça – aplicar folhas secas e quentes na cabeça, em forma de compressa.
- A semente seca preparada em álcool vegetal tem efeito analgésico para dores reumáticas e musculares.

imagem da internet
Informações complementares

O fruto (polpa) e o caroço (semente) devem ser consumidos ainda frescos, podendo ficar na geladeira por algum tempo. A folha pode ser usada verde ou seca em geral para fazer chá.
O chá da folha do abacateiro é diurético e carminativo (elimina gases intestinais) e ajuda a vesícula a liberar a bile, melhorando a digestão das gorduras. Evite tomar grandes quantidades diárias do chá (mais de 2 xícaras/dia), pois sendo diurético pode reduzir muita a pressão arterial em pessoas que tenham essa doença.
Sendo diurético também procure tomar pela manhã e no máximo até 17 horas.
O caroço (semente) tostado e moído bem fino combate a diarréia e a disenteria.
A polpa do abacate é considerada afrodisíaca. Já no caroço (semente) concentra-se parte do poder de aumentar a libido.
A polpa pode ser consumida com mel ou melaço de cana (use pouco) e recomendo evitar o uso de qualquer tipo de açúcar, seja o branco, invertido, demerado ou mascavo. Pode ser misturado com iogurte e outros alimentos.
A polpa é muito rica em nutrientes, vitaminas, sais minerais, antioxidantes e principalmente gordura boa. Suas gorduras são parecidas com as do azeite de oliva e seu teor de colesterol é irrisório ao contrário do que muita gente pensa. É boa para o coração e vasos. 




Fonte: http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/ver_1pl.asp 





17 setembro 2011

Neblina de ilusões

imagem da internet

Mia Couto brinca com fantasias, ilusões, verdades e mentiras em
 "Venenos de Deus, remédios do Diabo".

A história trata da ida de Dr. Sidónio à Vila Cacimba para tratar de uma epidemia de meningite, mas sua motivação maior é a busca de um amor, Deolinda, mulata que conhece em Lisboa. O desenrolar da trama se dá pelo envolvimento de Sidónio com Bartolomeu e Dona Munda, os pais de Deolinda e Suacelência, político corrupto da vila. A figura de Deolinda é quase lendária, muito é dito a Dr. Sidonho, e pouco se sabe sobre o que realmente é verdade ou mentira. O discernimento do médico se perde em meio às cacimbas (neblinas) de ilusões da vila.
O livro que não foge aos temas que já são marca do autor: a busca pela identidade, a valorização da oralidade, o humor não raras vezes ácido e a dissipação das fronteiras entre o real e o onírico. Fonte: http://africopoetica.wordpress.com/2008/06/16/mia-couto-lanca-venenos-de-deus-remedios-do-diabo/
 "No fundo, o português não era uma pessoa. Ele era uma raça que caminhava, solitária, nos atalhos de uma vila africana".
Fonte: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12649
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...