Família – Lauráceas.
Resumo descritivo - Arvore grande de casca grossa e ramagem abundante. Folhas verdes, oblongas e alternadas. O fruto tem forma de uma pêra verde; e produz uma polpa amarelada, gordurosa. Cultivada para produção de frutos.
Alternativa de uso – Seu fruto, o abacate, é especialmente nutritivo por suas excelentes propriedades.
- As folhas e brotos são usados para combater afecções dos rins e bexiga, disenteria, gases intestinais, dores de cabeça. Também é excitante da vesícula biliar, carminativo, emenagogo; atua contra a uremia e a bronquite.
- O caroço serve como tônico capilar e contra a enterocolite.
- As sementes secas são empregadas no combate à tênia – solitária, e outros vermes intestinais. * - o uso destas deve ser cuidadoso, pode ser tóxica.
- Abscessos e panarícios – fazer cataplasma com o caroço ainda fresco amolecido ao leite, para aplicar no local.
- Dores de cabeça – aplicar folhas secas e quentes na cabeça, em forma de compressa.
- A semente seca preparada em álcool vegetal tem efeito analgésico para dores reumáticas e musculares.
 |
| imagem da internet |
Informações complementares
O fruto (polpa) e o caroço (semente) devem ser consumidos ainda frescos, podendo ficar na geladeira por algum tempo. A folha pode ser usada verde ou seca em geral para fazer chá.
O chá da folha do abacateiro é diurético e carminativo (elimina gases intestinais) e ajuda a vesícula a liberar a bile, melhorando a digestão das gorduras. Evite tomar grandes quantidades diárias do chá (mais de 2 xícaras/dia), pois sendo diurético pode reduzir muita a pressão arterial em pessoas que tenham essa doença.
Sendo diurético também procure tomar pela manhã e no máximo até 17 horas.
O caroço (semente) tostado e moído bem fino combate a diarréia e a disenteria.
A polpa do abacate é considerada afrodisíaca. Já no caroço (semente) concentra-se parte do poder de aumentar a libido.
A polpa pode ser consumida com mel ou melaço de cana (use pouco) e recomendo evitar o uso de qualquer tipo de açúcar, seja o branco, invertido, demerado ou mascavo. Pode ser misturado com iogurte e outros alimentos.
A polpa é muito rica em nutrientes, vitaminas, sais minerais, antioxidantes e principalmente gordura boa. Suas gorduras são parecidas com as do azeite de oliva e seu teor de colesterol é irrisório ao contrário do que muita gente pensa. É boa para o coração e vasos.
Fonte: http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/ver_1pl.asp