27 dezembro 2011

Agradecimentos

Expressamos muito carinho e gratidão a todos que visitaram o blog em 2011 e inspiraram nosso trabalho por meio da compreensão, amizade, cuidado e sobretudo respeito.
Nossa criação representa realização e candura em nossos corações.
Desejamos a todos que 2012 seja um ano de sucesso espiritual, evolução e transformação. 
Que estejamos todos cada vez mais conscientes e despertos durante essa jornada cósmica. Que possamos nos livrar do peso e ir de encontro com a leveza... que deixemos para trás o que passou, relacionamentos sem sentido, condutas vazias e ilusões.
Ansiamos que vossos corações permaneçam grandiosos e acolhedores... que a vida de cada um seja abençoada com muita saúde, determinação, disciplina e força de vontade.

Que todos possam seguir felizes e realizados, no caminho do bem!

Seguem as fotos de duas velas azuis que acabo de fazer, sob encomenda!

Namaste.





22 dezembro 2011

Saha Na Bhavatu

Que todos nós juntos estejamos protegidos
Que todos nós juntos sejamos nutridos
Que trabalhemos juntos, unindo nossa força para o bem da humanidade
Que nosso aprendizado seja luminoso e benevolente
Que não haja aversão ou disputa entre nós
Om paz, paz, paz


Fonte: http://www.yogabrasil.org/mantra/nirguna/384-saha-na-bhavatu.html

Estado de espírito

O Oráculo diz:


"Nosso estado de espírito desempenha papel importante não apenas nos acontecimentos do cotidiano, mas em nossa saúde física e espiritual.
Se uma pessoa é de temperamento calmo e estável, essas características influenciam sua opinião e sua conduta em relação ao semelhante.
Não tenho a menor dúvida de que, se o ser humano mantiver um estado de espírito pacificador e sereno, os acontecimentos externos poderão lhe causar, no máximo, aborrecimentos sem importância."


Dalai Lama


21 dezembro 2011

18 dezembro 2011

Água Morna em Jejum

Muitos já devem ter ouvido falar que beber água morna em jejum faz bem para o organismo. Muitos, quando começam a estudar ayurveda ou passam por algum profissional ayurvédico, ouvem sobre essa prática, mas não realmente para que serve e como tomar. Eis algo que fui analisar para poder escrever aqui para vocês.

A água morna pela visão do Ayurveda limpa as toxinas (ama), então bebê-la logo pela manhã, ajudará no processo da digestão, ajudando o jataragni (fogo digestivo) a digerir melhor, realizando assim uma melhor absorção e melhor construção dos dejetos (malas) que deverão ser eliminados todas as manhãs.

Pode-se tomar somente água morna? Sim, pode, mas também é aconselhado misturar algum ingrediente específico a sua tipologia ayurvédica para melhorar algo que esteja em desarmonia ou manter a harmonia.

A receita mais conhecida de todas é a água morna com gotas de limão, que pode ser usada para todos os biotipos, com cuidado nos pittas. Caso a pessoa pitta sinta algum desconforto em ingerir água morna com gotas de limão pela manha, é aconselhado colocar junto com a água outro ingrediente, mesmo o limão sendo ótimo para diversas desarmonias.

Além da água morna com limão, a pessoa de biotipo vata poderá acrescentar uma pequena pitada de sal. Dê preferência para o sal com pouco iodo ou sal mineral, como por exemplo, o sal de rocha ou o sal do Himalaya (no Brasil este mesmo sal é conhecido como sal gema).

Já as pessoas kapha poderão tomar a água morna com gotas de limão misturada com mel, isso se a pessoa não tiver nenhum problema com açúcar, neste caso tomar somente a água morna com limão. Vale a pena lembrar que o mel nunca deve ser aquecido com a água morna, deve-se esperar esfriar a água, até que atinja uma temperatura morna e depois se coloca um fio de mel.


Realizando uma busca nos livros ayurvédicos, encontrei outras fórmulas interessantes que podem ser tomadas com a água morna em jejum, como, por exemplo, o Triphala, ou então especiarias ou ervas específicas para o biotipo de cada pessoa.

De acordo com o dr. Robert Svoboda, em seu material didático de seu curso no Instituto Ayurvédico de Albuquerque, Novo México/USA, as ervas e medicinas ingeridas como sendo a primeira ação do dia, em jejum, servem como rasayanas (ciência do rejuvenescimento no Ayurveda) e deverão ser voltadas para enfermidades kapha, como a gripe comum, bronquite e a obesidade.

O ayurveda está no coração de todos.
Um Abraço ayurvédico
Namaskaram
Erick Schulz


Fonte:http://yogajournal.terra.com.br/show_coluna.php?id=1071


Lei da Doação

Oráculo do dia

"O universo opera por meio de trocas dinâmicas...
dar e receber são diferentes aspectos do fluxo da energia universal.

Em nossa própria capacidade de dar tudo aquilo que almejamos, encontra-se a chave par atrair a abundância do universo - o fluxo da energia universal - para as nossas vidas".


imagem da internet

16 dezembro 2011

O Oráculo diz

Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.

Clarice Lispector


14 dezembro 2011

Para refletir

O Oráculo diz:

"O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.
O que for o teu desejo, assim será tua vontade
O que for tua vontade, assim serão teus atos.
O que forem teus atos, assim será teu destino"


Brihadaranyaka Upanishad IV, 4.5

imagem da internet

13 dezembro 2011

Nova maneira de viver

O Oráculo diz:


"Consciência - A Chave para Viver em Equilíbrio"


imagem da internet

11 dezembro 2011

Brahma



É o primeiro deus da Trimurti, a trindade do hinduísmo, que forma junto com Vixnu e Shiva.
Brama é considerado pelos hindus a representação da força criadora ativa no universo.
A visão de universo pelos hindus é cíclica. Depois que um universo é destruído por Shiva, Vixnu se encontra dormindo e flutuando no oceano primordial. Quando o próximo universo está para ser criado, Brama aparece montado num Lótus, que brotou do umbigo de Vixnu e recria todo o universo.
Depois que Brama cria o universo, ele permanece em existência por um dia de Brama, que vem a ser aproximadamente 4.320.000.000 anos em termos de calendário hindu. Quando Brama vai dormir, após o fim do dia, o mundo e tudo que nele existe é consumido pelo fogo, quando ele acorda de novo, ele recria toda a criação, e assim sucessivamente, até que se completem 100 anos de Brama, quando esse dia chegar, Brama vai deixar de existir, e todos os outros deuses e todo o universo vão ser dissolvidos de volta para seus elementos constituíntes.


Humildade




"Senhor, fazei com que eu aceite
minha pobreza tal como sempre foi.

Que não sinta o que não tenho.
Não lamente o que podia ter
e se perdeu por caminhos errados
e nunca mais voltou.

Dai, Senhor, que minha humildade
seja como a chuva desejada
caindo mansa,
longa noite escura
numa terra sedenta
e num telhado velho.

Que eu possa agradecer a Vós,
minha cama estreita,
minhas coisinhas pobres,
minha casa de chão,
pedras e tábuas remontadas.
E ter sempre um feixe de lenha
debaixo do meu fogão de taipa,
e acender, eu mesma,
o fogo alegre da minha casa
na manhã de um novo dia que começa.”


Cora Coralina

Alegria


"Da alegria nasce toda a criação,
pela alegria ela é mantida,
em direção à alegria ela avança
e na alegria ela penetra".


08 dezembro 2011

Oráculo do dia diz


Experimento viver sem passado sem presente e
sem futuro - eis-me aqui livre.

C.L.

07 dezembro 2011

Lord Byron



"Há um prazer nas florestas desconhecidas;
Um entusiasmo na costa solitária;
Uma sociedade onde ninguém penetra;
Pelo mar profundo e música em seu rugir;
Amo não menos o homem, mas mais a natureza..."

06 dezembro 2011

Sucesso





Rir sempre e rir muito; conquistar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças; merecer a apreciação de críticos honestos e tolerar a traição dos falsos amigos; apreciar a beleza; procurar o melhor nos outros; tornar o mundo um pouco melhor do que o encontrou, seja por um filho saudável, um jardim ou uma condição social resgatada; saber que pelo menos uma vida respirou melhor porque você viveu. Isto é ter sucesso.

Ralph Waldo Emerson

Novo Catálogo!

Conheça as novas velas Candeeiro Encantado.
Recomende e encomende a sua!


05 dezembro 2011

Tão Charmosas!



Por Lya Luft

"...Para viver de verdade, pensando e repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amado; e amar; e amar-se. Ter esperança; qualquer esperança.
Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim. Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si mesmo e à possível dignidade.
Sonhar, porque se desistimos disso apaga-se a última claridade e nada mais valerá a apena. Escapar, na liberdade do pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadrar, seja lá no que for.


Lya Luft

Renúncia

significa o alívio de finalmente se livrar do excesso de bagagem, através do surgimento de uma certeza interna sobre a natureza ilusória das coisas criadas. Se nós conseguirmos até mesmo um pequeno vislumbre da libertação e do significado de estar livre das necessidades, veremos onde realmente está a felicidade. A essência da renúnicia é permitir, em vez de controlar. Ela pede o abandono daquilo que é negativo e pernicioso, e a abertura para a sanidade e a inteireza.

Atenção Plena Correta

O domínio da mente é atingido através da consciência constante de todos os seus pensamentos e ações... Ao manter constantemente essa atenção plena durante a prática da tranquilidade e da percepção, você conseguirá sustentar o reconhecimento da sabedoria, mesmo no meio das atividades cotidianas e das distrações. A atenção plena é portanto a base de tudo e a cura para todas as aflições do samsara. (*)


Fonte (*) DILGO KHYENTSE RINPOCHE

Coração da Iluminação


Sem dar nem tirar
Sem ser a favor nem contra
Deixe sua mente em repouso
Não se preocupe com as percepções
O grande caimnho é uma mente aberta para tudo
e que não se prende a nada
nem se fixa a coisa alguma
Radiante e sem mácula
Repouse naquilo que é impassível, não criado e espontâneo
e você logo atingirá o estado de Buda.

Fonte: Instruções de meditação de Tilopa - Iogue do séc. X

Meditação


Abandone as tentativas de controlar a mente. A cada expiração, solte o que vier  à cabeça - uma sensação, uma emoção, um sentimento, uma pessoa, um medo, uma posse. Respiração a respiração, simplesmente solte tudo. Habitue-se a evoluir, a se transformar, a passar sem resistência, sem se agarrar, sem apegos. Respiração a respiração, vá soltando. Deixe todos esses fenômenos ilusórios irem embora.

A cada respiração, perdoe os outros. Perdoe a si mesmo. Aceite os outros como são. Aceite totalmente a si mesmo. Deixe tudo ser como é. Isto é a sabedoria em ação.


Fonte: O Despertar do Buda Interior

03 dezembro 2011

Novas Velas!!


Novas velas chegaram para iluminar nossos momentos!
Aprecie. Recomende.
Agradecemos!

25 novembro 2011

PASSEIO AO CAMPO

Fonte: www.jornaldelondrina.com.br/divirtase/conteudo.phtml?id=1075263


Passeio ao campo

Meu amor! Meu amante! Meu amigo!
Colhe a hora que passa, hora divina,
Bebe-a dentro de mim, bebe-a comigo!
Sinto-me alegre e forte! Sou menina!

Eu tenho, Amor, a cinta esbelta e fina…
Pele doirada de alabastro antigo…
Frágeis mãos de madona florentina…
- Vamos correr e rir por entre o trigo! -

Há rendas de gramíneas pelos montes…
Papoilas rubras nos trigais maduros…
Água azulada a cintilar nas fontes…

E à volta, Amor… tornemos, nas alfombras
Dos caminhos selvagens e escuros,
Num astro só as nossas duas sombras…

Florbela Espanca

18 novembro 2011

Matsyasana

A posição do peixe
Matsya é a primeira encarnação de Vishnu (avatara), que encarna na forma de um peixe com a missão de salvar Manu, o detentor do conhecimento, do grande dilúvio.


Execução:
A variação mais tradicional deste āsana é feita com as pernas em padmāsana, mas quem ainda não domina padmāsana pode executar com as pernas estendidas: ardha matsyāsana.
Ardha Matsyāsana:
- Deite-se em decúbito dorsal;
- eleve um pouco o quadril, o suficiente para colocar as mãos com as palmas voltadas para baixo sobre os glúteos;
- inspire elevando o peito e utilizando os cotovelos para elevar a caixa torácica. Após elevar o tronco apóie sutilmente o topo da cabeça no solo;
- quando inspirar para elevar o tronco, sinta como se o osso externo estivesse puxando o seu tronco para cima;
- os apoios para manter o tronco elevado são os cotovelos e músculos dos ombros, não deixando o peso recair sobre o pescoço e cervical;
- para desfazer, inspire elevando a cabeça e depois exale solte as costas no solo.
Matsyāsana:
- Sente com as pernas estendidas a frente e posicione-seem padmāsana. Flexionea perna direita e coloque o pé direito sobre a coxa esquerda. Depois flexione a perna esquerda e coloque o pé esquerdo sobre a coxa direita, colocando os calcanhares próximos a parte baixa do abdômen;
- deite-se em decúbito dorsal com as pernas em padmāsana com as mãos no solo ao lado do quadril;
- apóie os cotovelos no solo, eleve tronco, alongue o pescoço e projete bem a cabeça para trás, até apoiar o topo da cabeça no solo.
- com os dedos indicadores das mãos, segure os dedos maiores dos pés opostos.
- flexione os cotovelos, buscando aproxima-los do solo, este é o matsyāsana.
- para desfazer, eleve a cabeça, solte as mãos dos pés, solte as costas no solo e desfaça o padmāsana, deitando em shavāsana.
Segundo Swami Sivananda “a prática desta postura deve ser feita imediatamente após o sarvangasāna.” (Kundalini Yoga. 8ª ed. Editora Kier, 1982. p.119). Sendo assim execute o matsyāsana logo após as invertidas sobre ombros (sarvangāsana e halāsana).
Para iniciar o āsana inspire profundo elevando o tronco até apoiar sutilmente o topo da cabeça no solo. Para permanecer faça respirações profundas e completas, ou seja, durante toda a respiração movimente os músculos abdominais, intercostais e da parte alta do peito. Mantenha a respiração completa, consciente e sem esforço durante a permanência.

Fontes:
http://gnt.globo.com/yogagnt/videos/_1380883.shtml
http://www.yoga.pro.br/artigos/492/3026/matsyasana-a-postura-do-peixe
http://yogashamkara.wordpress.com/2011/08/02/matsyasana-%E0%A4%AE%E0%A4%A4%E0%A5%8D%E0%A4%B8%E0%A5%8D%E0%A4%AF%E0%A4%BE%E0%A4%B8%E0%A4%A8-postura-do-peixe/

Benefícios da salsinha

Além de ser um tempero muito gostoso e muito utilizado em receitas diversas, a salsinha também pode ser consumida crua em saladas. Essa planta tem as seguintes propriedades terapêuticas:
  • Combate doenças cardiovasculares;
  • Impede a formação de coágulos no sangue;
  • Boa para expelir pedras nos rins;
  • Diurético;
  • Elimina gases;
  • Ação antiinflamatória;
  • Controla oleosidade da pele;

Fontes:
belezaesaude.dae.com.br/salsinha

17 novembro 2011

Para refletir

“A Vida não espera de nós sacrifícios inatingíveis, ela apenas pede que façamos nossa jornada com alegria em nosso Coração e para ser uma benção para todos aqueles que nos rodeiam. Se nós fazemos o mundo melhor com a nossa visita, então nós cumprimos a nossa missão.”
Dr. Edward Bach

imagem da internet

02 novembro 2011

Incenso Fosse Música


Isso de querer
ser exatamente aquilo
que a gente é
ainda vai
nos levar além.


Paulo Leminski

27 outubro 2011

O Povo Brasileiro



Neste finalzinho de semana, apresentamos um livro do antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro, que ajudou a criar a Universidade de Brasília e dá nome ao campus mais antigo desta universidade. Dentre muitos feitos, ele   fundou o Museu do Índio e também ajudou a conceber e criar o Parque Indígena do Xingu. Escreveu uma vasta obra etnográfica e de defesa da causa indígena.


Veja "O povo brasileiro" na seção de livros na barra lateral ou no arquivo de leituras na aba superior do blog!


A análise apaixonada e parcial de Darcy Ribeiro sobre as origens do nosso povo e a formação da nação brasileira se, por um lado, não segue o rigor científico dos manuais de antropologia e sociologia, por outro, estabelece um clima de cumplicidade e até mesmo de criação literária ao tentar responder à clássica pergunta: "por que o Brasil ainda não deu certo?". Ao explicar as diferenças e as particularidades regionais, a saber: a cultura crioula do litoral, cabocla da população amazônica, sertaneja do Nordeste, a caipira do Sudeste e sulista dos gaúchos, Darcy Ribeiro ocupa um papel fundamental na bibliografia nacional ajudando a combater um certo complexo de inferioridade que está enraizado em nossa história e cultura. Ler mais e saber a fonte.


Trata-se de uma tentativa de tornar compreensível, por meio de uma explanação histórico-antropológica, como os brasileiros se vieram fazendo a si mesmos para serem o que hoje somos. Fonte: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=80027

Veja também o documentário "O Povo Brasileiro" co-produzido pela TV Cultura, GNT e Fundar (Fundação Darcy Ribeiro).

16 outubro 2011

Do In - Meridianos

Os meridianos são canais onde flui o KI sendo determinados por pontos localizados profundamente na pele que captam a energia cósmica.

Os meridianos considerados mais importantes pela medicina chinesa são catorze: doze meridianos principais associados a doze órgãos e dois meridianos extras que funcionam como um reservatório de energia.

Os doze meridianos principais são pares e simétricos, ou seja, se reproduzem dos dois lados do corpo.
Os dois meridianos extras são ímpares, passando verticalmente pelo centro do corpo e regulam o fluxo energético dos outros doze meridianos.


Principais meridianos:

Pulmões.

Símbolo P - 11 pontos




imagem da internet


Intestino Grosso

Símbolo: IG - 20 pontos


imagem da internet




imagem da internet





Baço-Pâncras

Símbolo BP - 21 pontos
imagem da internet




Fonte: http://www.massagemdoin.net/



11 outubro 2011

Posição Perfeita (Siddhasana)

Posição Perfeita (cujo nome indiano original é Siddhasana) na prática de Yoga favorece o aumento do poder de concentração do indivíduo. Esta postura é tão importante quanto a Posição de Lótus (Padmasana ou Kamalasana), recomendada para meditação (Dhyana) e para entoar mantras (Japa).
Note que Siddha significa um Ser Semi-divino com grande santidade. A postura recebe este nome porque a pessoa que a pratica tenta imitar um sábio perfeito, um profeta completo ou um visionário habilidoso.

Técnica Passo a Passo

  1. Sente-se no chão com a cabeça e espinha eretas, sem deixar os ombros caídos. Estique as pernas para a frente de modo que seus joelhos e calcanhares fiquem juntos. Com a ajuda das mãos, coloque o pé direito sobre a coxa esquerda. Em seguida, coloque o pé esquerdo sobre o tornozelo direito. As solas dos pés devem tocar as coxas, e os calcanhares devem estar próximo ao osso púbico.
  2. Toque os polegares de cada mão com o dedo indicador, nas extremidades, de modo a formar um círculo. Certifique-se de que os outros dedos estejam esticados. Repouse a mão esquerda sobre o joelho esquerdo e a mão direita sobre o joelho direito com as palmas para cima. Mantenha os braços retos a partir do cotovelo. Esta posição das mãos é chamada Jnana Mudra (Gesto do Conhecimento) porque significa o conhecimento da conexão entre a Alma Individual (Atma) com a Alma Suprema (Paramatma).
  3. Permaneça nesta postura final com os olhos fechados por cerca de 1-2 minutos (no começo) ou até o seu limite*. Aumente o tempo gradativamente. Repita os passos acima invertendo os lados esquerdo e direito. Isto fará com que ambas as pernas adquiram flexibilidade por igual.
Dicas e Comentários     
  1. No passo 2, as mãos estavam posicionadas em Jnana Mudra (Gesto do Conhecimento). Alternativamente, elas podem ser posicionadas em Dhyana / Padma Mudra (Gesto da Lótus / Meditação) ou Drona Mudra (Gesto da Cuia) conforme descrição abaixo.
    • Dobre os braços na altura dos cotovelos e coloque as mãos no colo abaixo do umbigo. Mantenha as palmas (ligeiramente curvadas e com os dedos estendidos) uma em cima da outra (normalmente, palma direita sobre a esquerda). Os polegares podem tanto estar estendidos ou se tocando nas extremidades para formar um triângulo. Este gesto é chamado Dhyana Mudra (Gesto da Meditação) porque é a postura das mãos recomendada para meditação, ou Padma Mudra (Gesto da Lótus) porque parece como as pétadas da flor de lótus.
    • Repouse a palma esquerda sobre o joelho esquerdo e a palma direita sobre o joelho direito, curvadas e voltadas para baixo. Mantenha os braços retos ao cotovelo. Este gesto é chamado Drona Mudra (Gesto da Cuia) porque a palma da mão fica no formato de uma cuia/concha (Drona) cobrindo os joelhos.
  2. Ao invés de manter os olhos fechados, você pode também se concentrar na ponta do seu nariz (Nasagra Drishti) ou entre as sobrancelhas (Bhrumadhya Drishti).
  3. É possível permanecer na posição Padmasana por até algumas horas. Contudo, deve-se tomar cuidado em relação a qualquer disconforto durante ou após a prática da asana.
  4. Ao invés de manter o pescoço ereto e olhar para a frente, uma pequena variação nesta postura é manter o pescoço dobrado e olhar para baixo, com o queixo tocando o peito.
  5. *Limite é o tempo até o qual você consegue permanecer confortavelmente em uma postura de yoga. O limite pode variar de pessoa para pessoa dependendo do condicionamento físico, idade e força de vontade.
Possíveis Benefícios da Postura de Yoga (Asana)
  1. Acredita-se que a Posição Perfeita (Siddhasana) ajuda a avivar o poder cósmico divino (Kundalini Shakti) dormente no mais baixo centro nervoso na base da coluna através da purificação dos nadis (ductos para a passagem da energia nervosa). Além disso, acredita-se que esta postura de Yoga ajuda na obtenção de poderes sobrenaturais (siddhis).
  2. A postura de Yoga ajuda a reduzir o excesso de gordura no corpo, especialmente na região abdominal. Ela ajuda a melhorar o funcionamento dos sistemas digestivo e excretor.
  3. A postura de yoga ajuda a curar dores nos joelhos, tornozelos e costas. A prática regular é benéfica para aqueles que sofrem de insônia e asma.
  4. A postura de yoga ajuda a manter a concentração porque requer que a pessoa se sente ereta. Esta é uma postura sugerida para a prática de Controle da Respiração (Pranayama), Concentração (Dharana), Meditação (Dhyana) e Auto-realização (Samadhi).

Asanas: Yoga Postures

imagem da internet

Asana is defined as "posture;" its literal meaning is "seat." Originally, the asanas served as stable postures for prolonged meditation. More than just stretching, asanas open the energy channels, chakras and psychic centers of the body. Asanas purify and strengthen the body and control and focus the mind. Asana is one of the eight limbs of classical Yoga, which states that asana should be steady and comfortable, firm yet relaxed.

When holding a yoga posture, make sure you can breathe slowly and deeply, using Dirga or Ujjiayi Pranayama. Go to your edge in the posture, holding where you feel a good stretch and/or your body working, but don‚t feel pain, strain or fatigue.


Asanas: Yoga Postures by Yoga Basics. 



Fonte: http://www.eso-garden.com/index.php?/weblog/asanas_yoga_postures/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...