A posição do peixe
Matsya é a primeira encarnação de Vishnu (avatara), que encarna na forma de um peixe com a missão de salvar Manu, o detentor do conhecimento, do grande dilúvio.
Execução:A variação mais tradicional deste āsana é feita com as pernas em padmāsana, mas quem ainda não domina padmāsana pode executar com as pernas estendidas: ardha matsyāsana.
Ardha Matsyāsana:- Deite-se em decúbito dorsal;- eleve um pouco o quadril, o suficiente para colocar as mãos com as palmas voltadas para baixo sobre os glúteos;- inspire elevando o peito e utilizando os cotovelos para elevar a caixa torácica. Após elevar o tronco apóie sutilmente o topo da cabeça no solo;- quando inspirar para elevar o tronco, sinta como se o osso externo estivesse puxando o seu tronco para cima;- os apoios para manter o tronco elevado são os cotovelos e músculos dos ombros, não deixando o peso recair sobre o pescoço e cervical;- para desfazer, inspire elevando a cabeça e depois exale solte as costas no solo.
Matsyāsana:- Sente com as pernas estendidas a frente e posicione-seem padmāsana. Flexionea perna direita e coloque o pé direito sobre a coxa esquerda. Depois flexione a perna esquerda e coloque o pé esquerdo sobre a coxa direita, colocando os calcanhares próximos a parte baixa do abdômen;- deite-se em decúbito dorsal com as pernas em padmāsana com as mãos no solo ao lado do quadril;- apóie os cotovelos no solo, eleve tronco, alongue o pescoço e projete bem a cabeça para trás, até apoiar o topo da cabeça no solo.- com os dedos indicadores das mãos, segure os dedos maiores dos pés opostos.- flexione os cotovelos, buscando aproxima-los do solo, este é o matsyāsana.- para desfazer, eleve a cabeça, solte as mãos dos pés, solte as costas no solo e desfaça o padmāsana, deitando em shavāsana.Segundo Swami Sivananda “a prática desta postura deve ser feita imediatamente após o sarvangasāna.” (Kundalini Yoga. 8ª ed. Editora Kier, 1982. p.119). Sendo assim execute o matsyāsana logo após as invertidas sobre ombros (sarvangāsana e halāsana).Para iniciar o āsana inspire profundo elevando o tronco até apoiar sutilmente o topo da cabeça no solo. Para permanecer faça respirações profundas e completas, ou seja, durante toda a respiração movimente os músculos abdominais, intercostais e da parte alta do peito. Mantenha a respiração completa, consciente e sem esforço durante a permanência.
http://gnt.globo.com/yogagnt/videos/_1380883.shtml
http://www.yoga.pro.br/artigos/492/3026/matsyasana-a-postura-do-peixe
http://yogashamkara.wordpress.com/2011/08/02/matsyasana-%E0%A4%AE%E0%A4%A4%E0%A5%8D%E0%A4%B8%E0%A5%8D%E0%A4%AF%E0%A4%BE%E0%A4%B8%E0%A4%A8-postura-do-peixe/
Nenhum comentário:
Postar um comentário