Neste finalzinho de semana, apresentamos um livro do antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro, que ajudou a criar a Universidade de Brasília e dá nome ao campus mais antigo desta universidade. Dentre muitos feitos, ele fundou o Museu do Índio e também ajudou a conceber e criar o Parque Indígena do Xingu. Escreveu uma vasta obra etnográfica e de defesa da causa indígena.
Veja "O povo brasileiro" na seção de livros na barra lateral ou no arquivo de leituras na aba superior do blog!
A análise apaixonada e parcial de Darcy Ribeiro sobre as origens do nosso povo e a formação da nação brasileira se, por um lado, não segue o rigor científico dos manuais de antropologia e sociologia, por outro, estabelece um clima de cumplicidade e até mesmo de criação literária ao tentar responder à clássica pergunta: "por que o Brasil ainda não deu certo?". Ao explicar as diferenças e as particularidades regionais, a saber: a cultura crioula do litoral, cabocla da população amazônica, sertaneja do Nordeste, a caipira do Sudeste e sulista dos gaúchos, Darcy Ribeiro ocupa um papel fundamental na bibliografia nacional ajudando a combater um certo complexo de inferioridade que está enraizado em nossa história e cultura. Ler mais e saber a fonte.
Trata-se de uma tentativa de tornar compreensível, por meio de uma explanação histórico-antropológica, como os brasileiros se vieram fazendo a si mesmos para serem o que hoje somos. Fonte: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=80027
Veja também o documentário "O Povo Brasileiro" co-produzido pela TV Cultura, GNT e Fundar (Fundação Darcy Ribeiro).







