27 outubro 2011

O Povo Brasileiro



Neste finalzinho de semana, apresentamos um livro do antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro, que ajudou a criar a Universidade de Brasília e dá nome ao campus mais antigo desta universidade. Dentre muitos feitos, ele   fundou o Museu do Índio e também ajudou a conceber e criar o Parque Indígena do Xingu. Escreveu uma vasta obra etnográfica e de defesa da causa indígena.


Veja "O povo brasileiro" na seção de livros na barra lateral ou no arquivo de leituras na aba superior do blog!


A análise apaixonada e parcial de Darcy Ribeiro sobre as origens do nosso povo e a formação da nação brasileira se, por um lado, não segue o rigor científico dos manuais de antropologia e sociologia, por outro, estabelece um clima de cumplicidade e até mesmo de criação literária ao tentar responder à clássica pergunta: "por que o Brasil ainda não deu certo?". Ao explicar as diferenças e as particularidades regionais, a saber: a cultura crioula do litoral, cabocla da população amazônica, sertaneja do Nordeste, a caipira do Sudeste e sulista dos gaúchos, Darcy Ribeiro ocupa um papel fundamental na bibliografia nacional ajudando a combater um certo complexo de inferioridade que está enraizado em nossa história e cultura. Ler mais e saber a fonte.


Trata-se de uma tentativa de tornar compreensível, por meio de uma explanação histórico-antropológica, como os brasileiros se vieram fazendo a si mesmos para serem o que hoje somos. Fonte: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=80027

Veja também o documentário "O Povo Brasileiro" co-produzido pela TV Cultura, GNT e Fundar (Fundação Darcy Ribeiro).

16 outubro 2011

Do In - Meridianos

Os meridianos são canais onde flui o KI sendo determinados por pontos localizados profundamente na pele que captam a energia cósmica.

Os meridianos considerados mais importantes pela medicina chinesa são catorze: doze meridianos principais associados a doze órgãos e dois meridianos extras que funcionam como um reservatório de energia.

Os doze meridianos principais são pares e simétricos, ou seja, se reproduzem dos dois lados do corpo.
Os dois meridianos extras são ímpares, passando verticalmente pelo centro do corpo e regulam o fluxo energético dos outros doze meridianos.


Principais meridianos:

Pulmões.

Símbolo P - 11 pontos




imagem da internet


Intestino Grosso

Símbolo: IG - 20 pontos


imagem da internet




imagem da internet





Baço-Pâncras

Símbolo BP - 21 pontos
imagem da internet




Fonte: http://www.massagemdoin.net/



11 outubro 2011

Posição Perfeita (Siddhasana)

Posição Perfeita (cujo nome indiano original é Siddhasana) na prática de Yoga favorece o aumento do poder de concentração do indivíduo. Esta postura é tão importante quanto a Posição de Lótus (Padmasana ou Kamalasana), recomendada para meditação (Dhyana) e para entoar mantras (Japa).
Note que Siddha significa um Ser Semi-divino com grande santidade. A postura recebe este nome porque a pessoa que a pratica tenta imitar um sábio perfeito, um profeta completo ou um visionário habilidoso.

Técnica Passo a Passo

  1. Sente-se no chão com a cabeça e espinha eretas, sem deixar os ombros caídos. Estique as pernas para a frente de modo que seus joelhos e calcanhares fiquem juntos. Com a ajuda das mãos, coloque o pé direito sobre a coxa esquerda. Em seguida, coloque o pé esquerdo sobre o tornozelo direito. As solas dos pés devem tocar as coxas, e os calcanhares devem estar próximo ao osso púbico.
  2. Toque os polegares de cada mão com o dedo indicador, nas extremidades, de modo a formar um círculo. Certifique-se de que os outros dedos estejam esticados. Repouse a mão esquerda sobre o joelho esquerdo e a mão direita sobre o joelho direito com as palmas para cima. Mantenha os braços retos a partir do cotovelo. Esta posição das mãos é chamada Jnana Mudra (Gesto do Conhecimento) porque significa o conhecimento da conexão entre a Alma Individual (Atma) com a Alma Suprema (Paramatma).
  3. Permaneça nesta postura final com os olhos fechados por cerca de 1-2 minutos (no começo) ou até o seu limite*. Aumente o tempo gradativamente. Repita os passos acima invertendo os lados esquerdo e direito. Isto fará com que ambas as pernas adquiram flexibilidade por igual.
Dicas e Comentários     
  1. No passo 2, as mãos estavam posicionadas em Jnana Mudra (Gesto do Conhecimento). Alternativamente, elas podem ser posicionadas em Dhyana / Padma Mudra (Gesto da Lótus / Meditação) ou Drona Mudra (Gesto da Cuia) conforme descrição abaixo.
    • Dobre os braços na altura dos cotovelos e coloque as mãos no colo abaixo do umbigo. Mantenha as palmas (ligeiramente curvadas e com os dedos estendidos) uma em cima da outra (normalmente, palma direita sobre a esquerda). Os polegares podem tanto estar estendidos ou se tocando nas extremidades para formar um triângulo. Este gesto é chamado Dhyana Mudra (Gesto da Meditação) porque é a postura das mãos recomendada para meditação, ou Padma Mudra (Gesto da Lótus) porque parece como as pétadas da flor de lótus.
    • Repouse a palma esquerda sobre o joelho esquerdo e a palma direita sobre o joelho direito, curvadas e voltadas para baixo. Mantenha os braços retos ao cotovelo. Este gesto é chamado Drona Mudra (Gesto da Cuia) porque a palma da mão fica no formato de uma cuia/concha (Drona) cobrindo os joelhos.
  2. Ao invés de manter os olhos fechados, você pode também se concentrar na ponta do seu nariz (Nasagra Drishti) ou entre as sobrancelhas (Bhrumadhya Drishti).
  3. É possível permanecer na posição Padmasana por até algumas horas. Contudo, deve-se tomar cuidado em relação a qualquer disconforto durante ou após a prática da asana.
  4. Ao invés de manter o pescoço ereto e olhar para a frente, uma pequena variação nesta postura é manter o pescoço dobrado e olhar para baixo, com o queixo tocando o peito.
  5. *Limite é o tempo até o qual você consegue permanecer confortavelmente em uma postura de yoga. O limite pode variar de pessoa para pessoa dependendo do condicionamento físico, idade e força de vontade.
Possíveis Benefícios da Postura de Yoga (Asana)
  1. Acredita-se que a Posição Perfeita (Siddhasana) ajuda a avivar o poder cósmico divino (Kundalini Shakti) dormente no mais baixo centro nervoso na base da coluna através da purificação dos nadis (ductos para a passagem da energia nervosa). Além disso, acredita-se que esta postura de Yoga ajuda na obtenção de poderes sobrenaturais (siddhis).
  2. A postura de Yoga ajuda a reduzir o excesso de gordura no corpo, especialmente na região abdominal. Ela ajuda a melhorar o funcionamento dos sistemas digestivo e excretor.
  3. A postura de yoga ajuda a curar dores nos joelhos, tornozelos e costas. A prática regular é benéfica para aqueles que sofrem de insônia e asma.
  4. A postura de yoga ajuda a manter a concentração porque requer que a pessoa se sente ereta. Esta é uma postura sugerida para a prática de Controle da Respiração (Pranayama), Concentração (Dharana), Meditação (Dhyana) e Auto-realização (Samadhi).

Asanas: Yoga Postures

imagem da internet

Asana is defined as "posture;" its literal meaning is "seat." Originally, the asanas served as stable postures for prolonged meditation. More than just stretching, asanas open the energy channels, chakras and psychic centers of the body. Asanas purify and strengthen the body and control and focus the mind. Asana is one of the eight limbs of classical Yoga, which states that asana should be steady and comfortable, firm yet relaxed.

When holding a yoga posture, make sure you can breathe slowly and deeply, using Dirga or Ujjiayi Pranayama. Go to your edge in the posture, holding where you feel a good stretch and/or your body working, but don‚t feel pain, strain or fatigue.


Asanas: Yoga Postures by Yoga Basics. 



Fonte: http://www.eso-garden.com/index.php?/weblog/asanas_yoga_postures/

04 outubro 2011

Novidade no blog

Agora temos novidades no nosso blog: criamos a seção "Livros Download" na barra lateral, onde daremos destaque para algumas publicações. Essas e outras publicações podem ser vistas na página "Livros" localizada na barra superior do blog, junto com a página "Catálogo de velas" (que apresentaremos em outro post em breve!).
Já falamos aqui sobre Mia Couto, Herman Hesse e vários trechos de Clarice Lispector preenchem nossas postagens.
Confira publicações desses e de outros autores e sobre temas como cromoterapia, sonhos, chakras.
Boa leitura!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...